sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Ciência e Religião

Dogma


Um dogma, no campo filosófico, é uma crença/doutrina imposta, que não admite contestação. No campo religioso é uma verdade divina, revelada e acatada pelos fiéis. No catolicismo os dogmas surgem das Escrituras e da autoridade da Igreja Católica. O dogma é uma verdade revelada por Deus. Com isto o Dogma é imutável e definitivo (não pode ser revogado). Para que um ensinamento da Igreja seja considerado um dogma são necessárias duas condições:



1. O Sentido deve estar suficientemente manifestado;


2. Esta doutrina deve ser definida pela Igreja como revelada



O termo DOGMA está ligado à ideologia, ou conjunto de princípios que servem de base à um sistema religioso, político, filosófico, científico, entre outros.


São verdades absolutas que não permitem a discussão. São um conjunto lógico, sitemático de representações (idéias, valores) e de normas ou regras (de conduta) Indicam ou prescrevem aos membros da sociedade o que devem pensar e como devem pensar, o que devem valorizar e como devem valorizar, o que devem sentir, fazer e como.

Possui caráter prescritivo, normativo, regulador, cuja função é dar aos membros de uma sociedade dividida em classes uma explicação racional para as diferenças sociais, políticas e culturais.

 

 


A História das Religiões (2'13'')



Ciência vs Religião - O Quebra-Cabeça da Vida (5’04’’)




 


Ciência x Religião - Quem Somos ? qsn 1 (9'47'')
 
 


Religioes.do.Mundo-Antigas Religioes da Bacia do Mediterrâneo (47'21'')
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário